quinta-feira, 1 de abril de 2010

Programa Carreiras

Defensor público fala sobre assistência jurídica à população carente

O Carreiras desta semana mostra como atua um defensor público de estado. Uma área em que os profissionais precisam ter simpatia pelas pessoas carentes, pois lidarão com quem não tem recursos para pagar um advogado e resolver as lides do dia a dia. Nosso entrevistado é o Defensor Público-Geral do DF em exercício, Stéfano Pedroso. Ele trabalha no Centro de Assistência Jurídica da capital do país. "O que me apaixonou nesta carreira foi atender a população mais carente que chega sem nenhuma esperança e conseguir resolver aquela situação dela. Isso é apaixonante", explica.

O programa conta ainda com a participação da estudante de direito Cynara Tavares. Ela sabe que para ingressar nesta carreira é preciso passar em concurso público, mas tem dúvidas sobre como é o estágio nesta área. Segundo Stéfano, dois tipos de estágio são oferecidos: o voluntário - em que o estudante atua como colaborador da defensoria, e o remunerado. Ele registra ainda que, para ser defensor são necessários dois anos de prática, mas que o estágio pode ser aproveitado como tempo de experiência.

Você vai ver ainda as dicas de livros para quem quer se tornar um Defensor Público de Estado. Saiba também que nem só de trabalho vive esse profissional. O Stéfano tem um hobbie que desfruta com a família: fazer aula de natação com o filho Samuel, de 2 anos. "Essa é a hora que eu esfrio a cabeça e acredito que a natação proporciona uma relação muito boa entre pai e filho. Depois da aula eu volto revigorado para o trabalho", avalia.


Livros indicados nesta semana:

CÓDIGO CIVIL E LEGISLAÇÃO CIVIL EM VIGOR
Teotônio Negrão

CÓDIGO PENAL COMENTADO
Celso Delmanto
Roberto Delmanto
Roberto Delmanto Jr.

DIVÓRCIO E SEPARAÇÃO
Yussef Saide CahaliExibições:

Nenhum comentário:

Postagens populares