quinta-feira, 8 de abril de 2010

Marco Aurélio é eleito titular do TSE

Ministro Marco Aurélio é eleito ministro titular do TSE

O ministro Marco Aurélio foi eleito, nesta quarta-feira (7), para o cargo de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na vaga aberta pelo ministro Carlos Ayres Brito, que deixa a presidência do TSE para assumir a vice-presidência do Supremo ainda este mês. Ayres Britto comunicou, nesta tarde, aos ministros do STF, que pedirá sua exoneração do cargo de ministro do TSE.

Presentes nove ministros no Plenário, foram oito votos para o ministro Marco Aurélio e um para a ministra Ellen Gracie, até então ministros substitutos da Corte Eleitoral.

O Plenário do TSE, sempre presidido por um ministro do STF e tendo como vice-presidente também um ministro da Corte Suprema – o atual vice é o ministro Ricardo Lewandowski –, é composto por sete ministros titulares e seis suplentes. Dentre os titulares, há três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados da área eleitoral.

Para a próxima gestão à frente do TSE já foi eleito o ministro Ricardo Lewandowski, que comandará as eleições presidenciais deste ano e, para vice, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, terceira ministra do Supremo que integra aquele tribunal. Com a eleição do ministro Marco Aurélio para uma cadeira de titular do TSE, o Plenário do STF terá de eleger um novo suplente.

As demais suplências da corte eleitoral são ocupadas por dois ministros do STJ e dois advogados da área eleitoral.

FK/CM
 

Nenhum comentário:

Postagens populares