quarta-feira, 7 de abril de 2010

Programa Iluminuras

Autor fala sobre a eficiência na administração da Justiça

No Iluminuras desta semana você vai conhecer uma obra rara que foi escrita em três partes, por volta do ano 43, depois de Cristo. A raridade situa a terra no centro do universo e descreve regiões, costumes e artes da África, Europa e Ásia. Trata-se do único tratado de geografia da Antiguidade escrito em latim clássico.

No Encontro com Autor, a jornalista Carolina Sette conversa com o Antônio Ernani Pedroso Calhao, Doutor em Direito Político e Econômico. Ele vem ao programa para falar sobre seu livro: "O Princípio da Eficiência na Administração da Justiça". Na entrevista, o autor explica porque decidiu escrever sobre este tema: "eu vinha, ao curso da minha vida, observando que o Judiciário, a cada dia que passava, tinha mais processos, mais demanda... Eu via que todos os servidores e juízes trabalhavam muito, mas o grau de insatisfação da sociedade era enorme e essa insatisfação me levou a refletir porque o Judiciário passava por essa crise. Eu comecei então a analisar quais eram os componentes, olhando aqui do balcão para dentro, já como integrante, participei desse processo, analisei quais eram as principais dificuldades que nós tínhamos para enfrentar a alta taxa de congestionamento judicial ao lado de um sentimento público de grande revolta e de repúdio pelo Judiciário, que para nós era extremamente difícil de compreender".

Já no Ex-Libris, quem abre as portas de sua biblioteca pessoal é o Ulisses Schwarz Viana, procurador do Estado do Mato Grosso do Sul junto aos Tribunais Superiores e professor de Direito Tributário. Ele admira obras de filosofia, sociologia literatura e tem em Pablo Neruda seu poeta predileto. O programa mostra também alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Competência da Justiça do Trabalho para o Julgamento de Lides de Natureza Jurídica Penal Trabalhista", de Lorena de Mello Rezende Colnago, da Editora LTr; "O Código Florestal e a Legislação Extravagante", de Rogério da Cruz Caradori, da Editora Atlas; e "Princípios Jurídicos e Jurisprudência Socioambiental", de Maria Cristina Cesar de Oliveira, da Editora Fórum.

Nenhum comentário:

Postagens populares