quinta-feira, 8 de abril de 2010

Programa Carreiras

Carreiras destaca área do Direito que lida com as questões do campo

O Carreiras desta semana mostra um ramo do Direito que está em voga no país: o Direito Agrário. Com tantas lides na Justiça sobre questões de posse da terra, esta pode ser uma opção promissora para os profissionais. Nosso entrevistado é o advogado Diamantino Silva Filho, presidente do Instituto de Direito Empresarial, Agrário e Ambiental - IDEAA. "O Direito Agrário é o Direito Civil voltado para o campo e para o agronegócio. Ele trata de maneira mais humana, mais civilizada e mais social, a forma de lidar com a terra e de explorá-la", avalia Diamantino.

O programa conta ainda com a participação do estudante de direito Pedro Inácio. Ele observa que Diamantino teve sucesso na profissão ao escolher esse ramo do direito e pergunta o que é preciso fazer para ter um grande escritório. Segundo o advogado, é fundamental se especializar, mas que este é um segundo passo - o primeiro é saber exatamente o que se quer fazer na vida. "Antes de se especializar é preciso ter certeza da vocação", aconselha.

Você vai ver ainda as dicas de livros para quem quer se tornar um especialista em Direito Agrário. O advogado Diamantino Silva Filho indica, entre outros, a obra Código de Processo Civil, de Theotonio Negrão. Você vai conhecer ainda o lado pessoal deste bem sucedido profissional. Entre processos e ações na Justiça, Diamantino gosta de cultivar orquídeas nas horas vagas - curiosamente um hobby que também lida com a terra!


Livros indicados nesta semana:

CÓDIGO CIVIL E LEGISLAÇÃO EM VIGOR
Theotonio Negrão
José Roberto F. Gouvêa
Luis Guilherme A. Bondioli

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Theotonio Negrão

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Humberto Theodoro Júnior

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO
Hugo de Brito Machado

CURSO AVANÇADO DE PROCESSO CIVIL
Luis Rodrigues Wambler
Flávio Renato Correia de Almeida
Eduardo Talamini

URBANISMO REALISTA
Vicente de Abreu Amadei

Nenhum comentário:

Postagens populares