quarta-feira, 21 de abril de 2010

Programa Iluminuras

Autora fala sobre o trabalho de modelo/manequim

No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara "Projecto do Codigo Civil", publicada no Rio de Janeiro, em 1893. O livro de Antônio Coêlho Rodrigues é um projeto da lei preliminar do Código Civil, da publicação da lei e dos seus efeitos em relação ao tempo, ao espaço e ao seu objeto. Entre outros artigos, o autor já afirmava que "a lei não pode ter efeito retroativo, nem prejudicar os direitos civis adquiridos, os atos jurídicos já perfeitos ou a coisa julgada".

No quadro Encontro com Autor, a jornalista Carolina Sette conversa com Júlia Zerbetto Furlan, analista do TRT da 9ª Região. Ela vem ao programa falar sobre sua obra: "Atividade de Modelo/Manequim e o Trabalho Infanto-Juvenil." Na entrevista, a autora fala sobre a fiscalização do trabalho desses profissionais, especialmente no caso de menores de idade: "A fiscalização deve ser feita pela Delegacia Regional do Trabalho de cada região. E o que eu abordei no livro é que a proibição do trabalho está prevista na Constituição - o artigo sétimo da Constituição, inciso 33, fala que é proibido o trabalho de menores de 18 anos, o trabalho noturno, perigoso e insalubre; e aos menores de 16, qualquer tipo de trabalho. Então, dessa proibição prevista na Constituição foi que surgiu essa ampliação também para esse tipo de atividade, porque ela não é só uma manifestação artística. Na verdade, eu não consigo visualizar os elementos para caracterização de uma manifestação artística nesse tipo de atividade".

Já no Ex-Libris você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal de Genuíno Moreira, advogado criminalista e professor de Direito. Seu amor pelos livros vem desde a infância, já que herdou do pai o gosto pela leitura. E o programa mostra também alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "A Prova no Direito Previdenciário", de Wladimir Novaes Martinez, da Editora LTr; "Curso de Direitos Humanos", de Alfredo Culleton, Fernanda Frizzo Bragato e Sinara Porto Fajardo, da Editora Unisinos; e "Processo Civil", de Fábio de Vasconcellos Menna, da Editora Revista dos Tribunais.


Nenhum comentário:

Postagens populares