sábado, 24 de abril de 2010

Programa Síntese

Reveja solenidade em comemoração aos 50 anos do STF em Brasília

Reveja nesta edição especial do programa Síntese, da TV Justiça, os principais momentos da sessão solene em comemoração aos 50 anos de funcionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF), realizada no dia 21 de abril de 2010. Sugerida pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello, a solenidade foi marcada pelo emotivo discurso do ministro Eros Grau, designado para falar em nome do Tribunal. Quando o STF foi definitivamente instalado na então nova capital federal, às 9h30 do dia 21 de abril de 1960, Grau tinha 19 anos e cursava o segundo ano de bacharelado em direito. Veja também trechos do discurso do ministro Gilmar Mendes, ainda na presidência da Suprema Corte.

Esta edição do programa Síntese, da TV Justiça, mostra a última sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) sob a presidência do ministro Gilmar Mendes, ocorrida no dia 22 de abril de 2010. O decano da Corte, ministro Celso de Mello, fez um pronunciamento para o registro da ocasião, destacando a significativa importância que representou para o fortalecimento das instituições democráticas a atuação firme e enérgica, competente e eficiente de Vossa Excelência [Gilmar Mendes] na Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Acompanhe também os discursos do ministro Eros Grau, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e do advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fernando Neves. Veja ainda trechos do discurso de despedida e agradecimento de Gilmar Mendes.

Confira ainda nesta edição especial do programa Síntese os principais momentos da cerimônia de posse dos ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto, como presidente e vice-presidente do STF, respectivamente, ocorrida no dia 23 de abril de 2010. Importantes autoridades dos três poderes da República participaram da solenidade, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Veja neste vídeo a leitura dos termos de compromisso e os discursos do decano da Corte, ministro Celso de Mello, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do advogado Pedro Gordilho, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e do ministro Cezar Peluso. O programa Síntese é exibido pela TV Justiça.

Nenhum comentário:

Postagens populares