domingo, 21 de novembro de 2010

Programa Academia

Academia destaca o divórcio litigioso

Nesta semana o programa Academia, da TV Justiça, debate o tema "Papéis conjugais e parentais na situação de divórcio destrutivo com filhos pequenos". Um estudo de Mariana Martins Juras, apresentado ao programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, UnB - para a obtenção do título de Mestre em Psicologia.

A dissertação de Mariana aborda o divórcio, um fenômeno crescente em nossa sociedade. Ela estuda também como, da mesma forma, cresce o número de ex-cônjuges que buscam a Justiça para resolver seus conflitos familiares. De acordo com a autora, o divórcio destrutivo refere-se a uma dinâmica familiar violenta após o divórcio, em que prevalecem sentimentos agressivos entre os ex-cônjuges, incluindo terceiros no conflito. O estudo foi desenvolvido no formato de pesquisa, onde participaram três famílias divorciadas que entraram na Justiça buscando a regularização judicial da guarda e visita dos filhos, todos eles menores de 12 anos.

"O trabalho aborda a questão dos papéis parentais e conjugais no divórcio destrutivo em que há filhos pequenos e insere-se no contexto jurídico durante a realização do estudo psicossocial de famílias em processos de disputa de guarda e regulamentação de visitas, especificamente no Serviço de Atendimento a Famílias com Ação Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A fundamentação teórica reporta-se à Teoria Familiar Sistêmica, além de buscar aspectos do Direito Crítico para complementar o arcabouço teórico deste estudo", explicou ela.

Para debater o assunto, o programa comandado pelo jornalista Rimack Souto, recebe Suzana Borges Viegas - mestre em direito e professora de Direito Civil da Universidade de Brasília (UnB), e Fabiano Arsênio - advogado especialista em Direito Público e Processo Civil. Também no Academia: a bibliografia utilizada no estudo. O quadro Teses e Dissertações destaca as últimas edições da produção acadêmica. O Mestres e Doutores traz Márcio Garcia - doutor em Direito Internacional que explica a importância do mestrado na formação acadêmica; Já o quadro Perfil, fala um pouco da trajetória jurídica de Adhemar Ferreira Maciel.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Nenhum comentário:

Postagens populares