sábado, 27 de novembro de 2010

Programa Carreiras

Carreiras fala sobre como se tornar delegado chefe da Polícia Civil

De acordo com definição da própria Instituição, as Polícias Civis são órgãos da administração pública das unidades federativas do Brasil, cuja função é, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal de 1988, o exercício da segurança pública para a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. As polícias civis são subordinadas aos Governadores dos Estados ou do Distrito Federal e Territórios e dirigidas por delegados de polícia de carreira.

A carreira de delegado da Polícia Civil é concorrida, e quem pretende seguir esse caminho deve ter uma boa preparação. "É uma carreira específica em que a pessoa tem que ser bacharel em Direito e ter uma formação bastante atual, por conta do exame do concurso público bastante rigoroso, exige títulos, o candidato tem que fazer prova oral, prova escrita e ainda discorrer sobre assuntos jurídicos". Quem conta é o entrevistado do programa, Laércio Rosseto, delegado chefe da 5ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal. Rosseto começou na Instituição como escrivão de polícia civil em 1991, passou em concurso para delegado de policia do DF em 1999, prestou assessoria ao Secretário de Estado de Segurança Pública do DF, fez assessoria para o Diretor-Geral da PCDF e obteve o título de pós graduação em Gestão Policial Judiciária pela Polícia Civil. Hoje coordena uma equipe com sete chefes e dezenas de policiais civis em Brasília.

O estudante Rodrigo Matos participou da gravação e teve muitas dicas de como se tornar delegado de polícia. O estudante do 6º semestre diz que sonha com a profissão, e saiu da gravação decidido a seguir a carreira. Ele sabe agora que muitas são as atribuições do cargo, e ouviu do delegado a principal delas. "Presidir a investigação policial, porque toda investigação tem que ser carregada para o inquérito policial.(...) O inquérito policial é o que chamamos popularmente de processo. Mas ele se torna um processo quando se inicia a ação penal", e explica ainda como funciona o inquérito. "No inquérito policial vamos ter o esclarecimento do crime na maioria das vezes: vamos ter quem cometeu esse crime, vamos ter a motivação do crime, vamos ter qual foi o instrumento, qual foi a forma de agir". Rosseto responde às dúvidas de outros estudantes como: o que o delegado precisa ter em mente em situações de risco, se a polícia oferece cursos de especialização para delegados, os pontos altos e baixos da carreira e matérias imprescindíveis para se compreender o dia a dia.

Os pretendentes a delegado da Polícia Civil devem também ter boa disposição para o trabalho, já que "uma delegacia de polícia funciona 24 horas, sete dias por semana, durante todo o ano para prestar o auxílio e tomar as primeiras providências necessárias em termos de elucidação dos crimes, e prender o eventual autor daquela infração delituosa", explica Laércio Rosseto.

Assista ao programa e saiba sobre salários, carga horária de um delegado, outras carreiras da polícia civil, livros importantes para o dia a dia, e ainda uma simulação de como a notícia de um crime é recebida na delegacia e é conduzida pelo chefe e sua equipe.


Livros:

- DIREITO CONSTITUCIONAL
Alexandre de Moraes
Ed. Atlas

- CÓDIGO PENAL COMENTADO
Celso Delmanto
Ed. Saraiva

- CURSO DE PROCESSO PENAL
Eugenio Pacelli de Oliveira
Ed. Lumen Juris

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares