domingo, 14 de novembro de 2010

Programa Refrão

Refrão discute direito à saúde com o cantor Pedro Mariano

O Refrão desta semana entrevista o cantor Pedro Mariano, filho de Elis Regina e César Camargo Mariano. Com 15 anos de carreira, Pedro conta a história dele na música brasileira e, de forma crítica, faz uma reflexão sobre a saúde pública ao interpretar a música "Saúde", de Rita Lee. "A música fala de um assunto leve, que é o bem do próximo, mas tranquilamente poderia ser tema de qualquer campanha política, obviamente da oposição, falando desse assunto. Saúde é um bem básico. Você tem que ter saúde, mas infelizmente não é a realidade que a gente vê", observa.

O cantor ainda discute as expectativas das gerações passadas em relação ao crescimento do país, o impacto da mídia sobre a sociedade, e ainda cobra dos futuros governantes mais atenção nas áreas da saúde, educação e segurança. "Quem não pensa nisso não pode gerir nem uma padaria, quanto menos um país. E não existe prioridade entre elas. Saúde, educação e segurança têm que estar caminhando junto", avalia.

A consultora de Direitos Humanos, Sandra Nascimento, também participa do Refrão e explica o que diz a lei pra garantir o atendimento na rede pública "O direito à saúde é amplo: é direito a um leito de hospital, direito a atendimento médico de qualidade, a exames com equipamentos de alta tecnologia, de ter um médico, medicamentos gratuitos. A sociedade deve exigir do Estado a prestação do serviço, mas também que ele seja de qualidade. Pode fazer a reivindicação no próprio sistema por meio de ouvidoria. Se não resolver, buscar a defensoria pública e ingressar com ações judiciais para ver realizado esse direito de maneira concreta", orienta a consultora.


Confira a letra da música:

SAÚDE
Rita Lee e Roberto de Carvalho

Me cansei de lero-lero
Dá licença, mas eu vou sair do sério
Quero mais saúde
Me cansei de escutar opiniões
De como ter um mundo melhor
Mas ninguém sai de cima, nesse "chove não molha"
Eu sei que agora eu vou é cuidar mais de mim

Publicado na TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/index.php

Nenhum comentário:

Postagens populares