sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça: Consciência étnica e formação do povo brasileiro

O Repórter Justiça desta semana falará sobre a presença das populações negras na história e desenvolvimento do Estado e do povo brasileiro.

A formação do Estado Nacional Brasileiro recebeu diversas contribuições de natureza étnica oriundas de todos os quadrantes do planeta. No entanto, uma em especial, se destacou pela diversidade e profundidade com que se manifesta, seja na culinária, nas artes ou na influência sobre o comportamento social.

Vindos do continente africano, milhões de pessoas foram trazidas às Américas pelas potências coloniais de então. Os negros chegaram primeiramente para o trabalho escravo na lavoura, na pecuária e no serviço doméstico. Os mais fortes e geneticamente mais "dispostos" eram escolhidos para servir como reprodutores e assim baratear o custo da "mão de obra" no mercado escravocrata interno.

Vivenciaram todos os ciclos da história pátria, seja no desbravamento dos sertões com os bandeirantes, seja lutando na guerra do Paraguai ou na guerra dos Farrapos, sempre aliciados pela promessa de liberdade.

Aprovado este ano pelo Congresso Nacional, o Estatuto da Igualdade Racial criou mecanismos e condições para que a sociedade brasileira construa um ambiente livre de racismo e preconceito.

Para o Ministro Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, "... é a primeira vez que o Estado brasileiro reconhece que tem racismo e que tem que criar mecanismos e condições para superá-lo", afirma.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/index.php

Nenhum comentário:

Postagens populares