domingo, 2 de outubro de 2011

Programa Academia

Academia debate reparação do dano e funções da responsabilidade civil

Nesta semana, o programa Academia debate a dissertação do Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo Daniel de Andrade Levy: "A reparação do dano e as funções da responsabilidade civil no século XXI: por uma nova sistematização metodológica da disciplina".

O trabalho parte do fenômeno da reparação do dano para examinar como a Responsabilidade Civil atual tem preenchido novas funções que, segundo o autor, acabam se opondo a uma lógica puramente indenizatória. "A evolução dos conceitos que compõem o fenômeno reparatório como o dano e a reparação integral, demonstram que a Responsabilidade Civil como disciplina unitária, construída sobre uma única base, foi uma construção histórica que nem sempre, refletiu os verdadeiros anseios sociais", concluiu Levy.

O programa Academia é comandado pelo jornalista Rimack Souto, que recebe Clarissa Braga Mendes - Juíza, professora e Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); e Guilherme Sousa - Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), e professor de Direito Civil, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), para debaterem o assunto.

O programa também apresenta a Bibliografia utilizada neste estudo. As publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial. No quadro Mestres e Doutores o Mestre em Direito do Trabalho e Processo Civil, Rafael Leite Macedo, fala sobre carreira acadêmica. No Perfil, um pouco da trajetória jurídica de Francisco Cavalcante Pontes de Miranda.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares