segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Espaço Memória

A trajetória jurídica de Kazuo Watanabe em destaque no Espaço Memória

Nesta semana o Espaço Memória mostra a trajetória jurídica de Kazuo Watanabe, mestre em Direito Processual e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). O documentário também mostra a infância, os estudos e a família do desembargador, nascido na cidade de Bastos, no interior de São Paulo.

Filho de imigrantes japoneses, Watanabe passou a infância em um sítio. Mudou-se para cidade aos 9 anos, quando foi levado a um internato para dar continuidade aos estudos. Em 1953, terminou o Curso Técnico de Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio Álvares Penteado. Um ano depois, ingressou na Faculdade de Direito da USP, formando-se na turma de 1959. "Eu participei intensamente da vida acadêmica, defendendo muitas campanhas como o petróleo é nosso, contra o capital estrangeiro, areias monazíticas e outras", destaca Watanabe.

Kazuo Watanabe é autor de vários livros jurídicos e co-autor de outros. Foi Juiz de Direito, de maio de 1962 a agosto de 1986. Presidiu o segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e aposentou-se como Desembargador do Tribunal de Justiça paulista. Watanabe foi presença decisiva na maior parte das reformas processuais dos últimos 25 anos e integrou comissões de inúmeros projetos de Lei.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares