sábado, 17 de dezembro de 2011

Programa Fórum

ONGs brasileiras em debate no Fórum

O programa Fórum, da TV Justiça apresenta um panorama das ONGs no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 338 mil organizações não governamentais sem fins lucrativos, divididas em cinco categorias: as entidades privadas, que não integram o Estado; as que não distribuem eventuais excedentes; voluntárias; as que possuem capacidade de autogestão, e, as institucionalizadas.

Para falar sobre o assunto, o apresentador William Galvão recebe os convidados: Adriana Ramos, representante da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ABONG), e Fábio de Sá e Silva, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Ao comentar sobre as ONGs Silva disse:"Esse rótulo que as pessoas utilizam - ONG -, na verdade abarca uma variedade imensa de tipos de organização que estabelecem também uma variedade imensa de formas de relação com as comunidades e com o próprio Estado".

Para Adriana existe uma grande demanda participativa. "O que é ruim no caso do Brasil é que o reconhecimento do papel das organizações, e da sociedade civil como parte do Estado, em especial, como instituições que contribuem na construção da democracia participativa demonstra que há uma grande demanda participativa, mas as políticas não estão preparadas para dar o apoio à sociedade", comenta.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares