segunda-feira, 16 de abril de 2012

Espaço Memória

A trajetória do presidente do STF em destaque no Espaço Memória

Nesta semana, o Espaço Memória da TV Justiça destaca a trajetória de vida e a carreira jurídica do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

Nascido no município de Bragança Paulista, interior de São Paulo, conquistou o primero lugar no vestibular em direito na Faculdade Católica de Direito de Santos. Concluiu o mestrado em Direito Processual Civil na Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e ainda fez doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Em 1967, ingressou na magistratura do Estado de São Paulo. Foi promotor por merecimento, tornando-se juiz de Direito da 7ª Vara de Família da Capital. Na iniciativa privada atuou como advogado.

O atual presidente da Suprema Corte brasileira assumiu o cargo de ministro do STF em 2003. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cezar Peluso foi ministro entre 2004 e 2008.

Em 2008, foi relator da ação que estabeleceu limites de poderes às Comissões Parlamentares de Inquéritos. Também foi relator do pedido de extradição do italiano Cesare Battisti.

O primeiro programa destaca a época do ginásio, a formação religiosa como seminarista e a influência musical; já no segundo programa, o documentário aborda a formação acadêmica na Faculdade Católica de Direito de Santos e o início da carreira juídica; o último programa é dedicado à atuação como presidente do Supremo Tribunal Federal.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares