sábado, 9 de junho de 2012

Programa Fórum

Abandono afetivo é o tema do Fórum desta semana

As relações entre pais e filhos têm se modificado nas últimas décadas e podem ser afetadas quando o casal se separa. Em alguns casos, a Justiça é acionada para resolver os processos em que se discute o abandono afetivo, tema do Fórum desta semana. William Galvão recebe Ana Louzada, juíza da 1ª Vara de Família de Sobradinho no Distrito Federal, e Maria da Penha Oliveira, psicóloga.

A juíza da 1ª Vara da Família de Sobradinho enfatiza que os pais têm o dever de cuidar dos filhos. "Ainda que aquele pai ou aquela mãe não desenvolva esse afeto, ainda que ele não consiga desenvolver o amor pelo filho e pela filha, na verdade ele, a partir do momento em que tomou a decisão de procriar ou de adotar essa criança, tem o dever de cuidar. Então, se aquele pai ou aquela mãe se furta de exercer aquele direito e fica comprovado que causou dano, há sim a responsabilidade civil pelo dano provocado", explica Ana Louzada.

Para a psicóloga Maria da Penha Oliveira, o afeto é uma relação em construção e não basta apenas pagar a pensão alimentícia. "O pai que apenas paga a pensão não está cuidando, ele está provendo. Cuidado independe do afeto, é responsabilidade. E nossa responsabilidade enquanto adultos é dar a atenção necessária às crianças. A gente precisa cuidar", destaca a psicóloga.
Também é possível assistir ao programa pela internet. O endereço eletrônico é www.youtube.com/stf. Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br



Nenhum comentário:

Postagens populares