sábado, 9 de junho de 2012

Repórter Justiça

Voto, um direito do índio

A população brasileira ultrapassa a marca de 190 milhões de pessoas. Dentro desse universo, 817 mil são índios, segundo o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E como essa parcela da sociedade pode participar e escolher seus representantes? O Repórter Justiça desta semana mostra o trabalho da Justiça Eleitoral para levar as eleições até as aldeias. "A cidadania indígena tem base na Constituição, com os mesmos direitos que todo brasileiro tem. Ou seja, o indígena tem direito a ter documentação, título de eleitor e participar das políticas sociais do Brasil", diz o ouvidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Paulo Celso de Oliveira.

O programa mostra como essa população participa das eleições. Você vai acompanhar a criação de uma zona de votação na aldeia Pavuru, localizada no município de Feliz Natal, em Mato Grosso. "A sessão foi instalada na aldeia visando a facilitar o acesso da população indígena aos direitos políticos. Isso para eles é uma conquista grande. Eles poderão decidir o rumo da cidade em que vivem", destaca a analista do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Maria Sílvia Zugaibe.

A luta dos índios para garantir seus direitos por meio do voto, a transmissão dos votos e a expectativa da comunidade indígena em relação ao cenário político você vê no Repórter Justiça. O programa é exibido na TV Justiça. Você também vê o Repórter Justiça no youtube (www.youtube.com./reporterjustica).

Mande sua sugestão para o programa pelo email reporterjustica@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br


Nenhum comentário:

Postagens populares