sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Programa Iluminuras

Linguística e Direito são os temas do Iluminuras desta semana

No Iluminuras desta semana, o apresentador Carlos Eduardo Cunha recebe o procurador aposentado Fernando Dusi. Ele conta como foi buscar na Literatura respostas que não conseguia obter somente com o estudo do Direito. Fala sobre interdisciplinaridade e como ela pode nos ajudar, influenciar na interpretação e construção de um texto.  Como isso se reflete na literatura? “Machado de Assis é um gênio reconhecido no seu tempo e agora mais ainda. Ele tinha a percepção de que não podia escrever de dentro de um tubo de ensaio. Ele se deixava influenciar por estruturas não discursivas, de fora dos textos, e fazia uso delas propositalmente”, conta.

A conversa sobre literatura invade também o bloco dedicado aos escritores. O Iluminuras recebe o professor e escritor Marcos Bagno. Autor de cerca de 30 títulos nas áreas de linguística e ficção, ele fala sobre preconceito linguístico e diz que estar atento às possibilidades que a língua portuguesa oferece pode ajudar a combater essa prática. “É preciso reconhecer que existem muitas outras linguagens e maneiras de escrever. Queremos que a escola mostre que a linguagem é plural e isso é uma riqueza. A multiplicidade da língua é muito importante”, explica.

Você vai acompanhar também a cobertura do lançamento de uma revista em quadrinhos muito especial. Maurício de Sousa fala sobre a parceria com a ONG Amigos da Vida e o combate ao preconceito contra quem é portador do vírus da AIDS. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares