domingo, 21 de outubro de 2012

Programa Academia

Direito e Tomás de Aquino em debate no Academia

Nesta semana, o programa Academia viaja no tempo e mergulha no mundo medieval para demonstrar a importância e conceituação da virtude da justiça a partir do pensamento jurídico-filosófico de Santo Tomás de Aquino. O estudo em destaque é a tese de doutorado de Claudio Pedrosa Nunes: “Uma Reflexão Conceitual-Jurídico-Cristã de Justiça em Tomás de Aquino”, apresentada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Na obra, o doutor em Ciências Jurídico-Filosóficas passeia pela história da humanidade, que é orientada pelo pensamento cristão.

“A justiça em Tomás de Aquino salta de um domínio puramente abstrato para avançar como padrão ético-moral de sensível e palpável aplicação no mundo empírico dos homens, sempre sob a orientação e ordenação filosófica e jurídico-cristã. Embora complexa, a ideia de Justiça em Tomás de Aquino é coesa, sistemática, científica e, diante disso, utilizável para o bem e a felicidade dos homens, conferindo o devido e necessário norte para alcance da pacificação social”, explica Nunes.

O jornalista Rimack Souto apresenta o programa. Para debater o tema, ele recebe o padre José Carlos Brandi Aleixo, professor emérito em Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB); e Fábio de Sousa Coutinho, advogado e mestre em direito pela Southern Methodist University, de Dallas, no Texas.

O programa é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do direito.

Para participar envie currículo com o título do trabalho para o e-mail academia@stf.jus

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares