sábado, 30 de março de 2013

Fórum

A violência contra a mulher está em debate no Fórum

A violência contra as mulheres ainda é frequente no Brasil e, muitas vezes, o agressor está dentro de casa. São pessoas próximas às vítimas que se aproveitam da intimidade para cometer seus crimes. "A violência doméstica está inserida dentro de um contexto cultural em que a mulher está denunciando não apenas um agressor comum, que ela não conhece, com quem ela não tem vínculo nenhum. Ela tem um vínculo afetivo, às vezes é o pai, é um irmão, o companheiro” explica a delegada-chefe adjunta da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) Ângela Maria dos Santos, convidada do Fórum desta semana.

A proximidade do agressor causa medo e inibe as denúncias, cenário que tem mudado desde a sanção da Lei Maria da Penha, em 2006. O número de denúncias vem aumentando e mais companheiros violentos têm sido levados à Justiça. "Eu já tive experiências, em audiências, do agressor não olhar para mim, aquela coisa de não respeitar mesmo. E era um autor muito violento dentro de casa. E aí você via que ele tinha uma desconsideração grande pela figura feminina", conta a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Mariana Fernandes Távora.

Em certos casos, porém, a denúncia não basta. Algumas vítimas são assassinadas, mesmo tendo prestado queixa contra o companheiro. Como fazer para que a lei, de fato, proteja a mulher?

Um debate sobre a eficácia da Lei Maria da Penha e a realidade da violência contra as mulheres no Brasil. Tudo isso está no Fórum desta semana.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares