segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Direito sem Fronteiras

Direito dos idosos é tema do programa Direito sem Fronteiras

A cada dois segundos, duas pessoas completam 60 anos no mundo. O dado é do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O número de idosos vem crescendo em consequência das melhorias de condições de vida. No programa Direito sem Fronteiras desta semana você vai ver como os países têm lidado com essa nova realidade e como os direitos dos idosos vêm sendo garantidos.

Neusa Pivatto Müller, presidente do Comitê Ibero-Americano para População Idosa e coordenadora-geral dos Direitos da População Idosa da Secretaria de Direitos Humanos, ressalta que, no âmbito internacional, ainda não há tratados voltados para essa população. “Nós temos um Plano Internacional. Nesse momento estamos construindo a Convenção Interamericana que será um documento internacional de grande valia para os idosos. Isso é um grande avanço, pois, a população será norteada nos seus direitos”.  

O doutor em Sociologia Vicente Faleiros alerta para outro ponto de vista: a sociedade precisa mudar a sua visão com relação à terceira idade.  Segundo ele, a discriminação é um problema sério enfrentado por quem tem mais de 60 anos. “É uma rejeição por considerar que o idoso é incapaz, inútil, sem poder. É uma situação mundial e quando se acumula com outras discriminações é ainda pior. Por isso, o Plano Internacional enfatiza que é preciso adaptar a sociedade ao idoso”. 

Quer saber mais? Não perca o programa desta semana!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares