sábado, 30 de novembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Escolas da Natureza ensinam a preservar

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema as Escolas da Natureza, que funcionam em várias localidades do País. São instituições de ensino que apresentam diferenciais como aulas ao ar livre e longe das salas. As instituições servem também como unidades de capacitação para outros professores aprenderem como ensinar sobre o meio ambiente.

Uma das unidades está localizada no Distrito Federal (DF) e atende alunos de escolas públicas. Os visitantes fazem um passeio e aprendem sobre assuntos como compostagem, reciclagem e sementes. Outra iniciativa ocorre no interior de São Paulo, em Indaiatuba, onde a criançada conta com um ambiente favorável para interagir com a natureza. A Escola da Amazônia atrai alunos, educadores e interessados em ver de perto a biodiversidade da região e comprovam a necessidade de preservar.

O programa aborda, ainda, as dificuldades para manter esses projetos em funcionamento. Na Escola da Natureza, no Distrito Federal, por exemplo, traz como principais problemas a falta de recursos e de pessoal capacitado. “Desde 2007 a gente não recebe nenhum recurso público e vivemos com a ajuda de parceiros, da direção da escola e dos professores”, afirma a professora da Escola da Natureza do DF Márcia Alves.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que a Escola da Natureza está passando por uma reorganização para atender melhor a comunidade. E que há previsão de disponibilizar R$ 40 mil para investimentos na respectiva instituição de ensino, por meio do Programa de Descentralização Administrativo e Financeiro (PDAF).

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares