sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Iluminuras

Iluminuras: Luiz Ruffato conta sua trajetória como escritor

Ele nasceu em uma família humilde, filho de pai pipoqueiro e mãe lavadeira. Foi torneiro mecânico, operário, vendedor e jornalista. Hoje é um dos escritores brasileiros mais premiados. No programa Iluminuras desta semana um bate-papo com Luiz Ruffato. Ele nasceu em Cataguases, Minas Gerais (MG). Contista, romancista e poeta, ganhou notoriedade em 2001, com a obra “Eles eram muitos cavalos”. Seu livro mais recente, “Domingos sem Deus”, ganhou o prêmio Casa de Las Américas de 2012, na categoria Literatura Brasileira.

Para o autor, escrever é uma atividade diária, com responsabilidade e compromisso que ele divide em duas partes no decorrer do ano: “A primeira eu trabalho em casa sozinho de sete da manhã ao meio dia, todos os dias. Na segunda etapa, faço a divulgação dos livros, viajo pelo Brasil e para o exterior, nesse momento entro em contato com os leitores e também participo de diversas palestras”, comenta.

No segundo bloco do programa, acompanhe uma conversa sobre Direito e Literatura com o juiz aposentado, pedagogo e escritor José Maria da Costa. Ele conta que ainda criança ao estudar em um seminário, tomou gosto pela leitura: “Eu era um menino simples de família pobre e jamais poderia ter acesso a uma formação privilegiada como a que eu tive no seminário. Aprendi latim, ciências humanas e desenvolvi um grande romance com a literatura”, relembra José Maria.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares