sábado, 23 de novembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Lagos e lagoas artificiais são ameaçados pela ação do homem

O programa Meio Ambiente por Inteiro traz como tema os oásis urbanos. São lagos e lagoas construídos artificialmente que garantem a qualidade de vida da população porque melhoram a umidade do ar. Entre eles, o Lago Paranoá, em Brasília (DF), que tem mais de 40 metros de extensão.

Em Belo Horizonte (MG), os moradores contam com a Lagoa da Pampulha, construída em meio ao conjunto arquitetônico da cidade, que pode virar Patrimônio da Humanidade.

O programa mostra o lazer e a prática de esportes nesses espaços, principalmente, nos fins de semana. Em Brasília, o stand up e kitesurf, uma mistura de prancha com paraquedas, viraram moda. “A gente associa o lazer com a segurança. Todo mundo que utiliza o lago tem que usar colete, é assim que a gente trabalha”, ressalta Jerônimo Santoro, vice-presidente da Associação dos Amigos do Parque das Garças, no Distrito Federal. Mas em meio a este cenário, estão problemas que apareceram por conta do crescimento das cidades. A poluição e o assoreamento colocam tudo isso em risco. “Com relação à proteção dos recursos hídricos, nós temos uma Constituição Federal que consagra o direito de todos terem um meio ambiente ecologicamente equilibrado e cabe ao Poder Público fiscalizar para que isso seja preservado”, afirma o advogado Marcelo Feitosa.

O programa Meio Ambiente por Inteiro, no quadro Reciclagem, mostra o trabalho do Grupo Oliveira, da cidade de Planaltina, no Distrito Federal. É a história de uma família que transforma garrafas pet em bijuterias, enfeites para natal, porta-guardanapos, luminárias e outros objetos de decoração. “O sonho da gente é um dia encontrar uma ajuda pra viver só disso, da reciclagem. Mas a gente fica feliz por ter um trabalho que ajuda o meio ambiente, o que ia para o lixo a gente transforma”, afirma a artesã Maria Gláucia Oliveira.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares