sábado, 1 de março de 2014

Fórum

Fórum discute bullying no colégio

O bullying é um dos maiores problemas vivenciados por crianças e adolescentes no ambiente escolar. As consequências, se o caso não tiver acompanhamento, podem ser levadas para a vida toda. Segundo especialistas, o bullying gera um alto índice de tentativas de suicídio, depressão e evasão escolar. Para falar sobre este assunto, o Fórum recebe o advogado especialista em Direito Processual e Civil Paulo André Pedrosa e também a psicóloga Ângela Maria de Almeida.

De acordo com a psicóloga, o bullying existe desde que se formou a sociedade, mas, antigamente, a prática era vista como brincadeira de criança. Os primeiros estudos sobre o assunto só começaram a surgir a partir de 1960. “O bullying é um padrão de comportamento agressivo e repetitivo. A diferença entre uma brincadeira saudável e uma patológica é que, na primeira, existe um limite de aceitação. Já na outra o processo é contínuo e, na maioria das vezes, expõe o alvo da brincadeira ao ridículo e acontece sem o consentimento da pessoa”, explica Ângela Maria. “É preciso tomar cuidado porque muitas pessoas estão colocando como sendo bullying uma agressão pontual e não um padrão de comportamento repetitivo”, acrescenta.

No âmbito jurídico, a criminalização do bullying é um dos pontos mais discutidos no novo projeto do Código Penal. “A grande questão de se tornar essa prática um crime é justamente judicializar uma questão que, a princípio, deveria ser tratada no espaço escolar”, opina Pedrosa. “Esse é um comportamento agressivo praticado entre crianças e elas não podem ser responsabilizadas criminalmente pelos seus atos. Quem vai acabar respondendo pelo crime são os pais ou o colégio. Mas tudo isso ainda está em processo de discussão”, reforça.

Para Ângela Maria, a solução do problema pode ser a prática da tolerância. “O segredo está em as pessoas, independentemente da idade, aprenderem a conviver com a diversidade”, conclui. Não perca o Fórum desta semana! Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares