sábado, 8 de março de 2014

Fórum

Fórum discute a ditadura da beleza

A ditadura da beleza determina padrões cada vez mais rígidos de aparência e tem feito muita gente arriscar a saúde para emagrecer, apelando para dietas malucas ou mesmo para o uso de remédios, tudo sem orientação médica.

Como chegar ao peso ideal sem correr riscos? Existe alguma medicação que ajuda no emagrecimento sem prejudicar a saúde? E mais, uma empresa pode exigir do funcionário que ele se enquadre em um padrão estético? Para responder estas e outras perguntas, o programa Fórum desta semana recebe o endocrinologista Flávio Cadegiani e o advogado Carlos Hernani.

De acordo com dados do IBGE, 40% dos brasileiros com 20 anos ou mais estão com excesso de peso. No Brasil, já são dez milhões de obesos. Para Cadegiani, exigir um padrão estético é uma ação discriminatória e pode causar baixa estima no funcionário.  “Qualquer exigência acima do normal pode ter efeito contrário. Aí aquela pessoa que come quando está frustrada vai comer ainda mais e vai ganhar mais peso”, explica o médico. E ele ainda acrescenta: “isso pode, de alguma forma, em vez de melhorar o desempenho do funcionário, provocar uma queda de produtividade. Porque ele passa a se sentir incomodado no ambiente de trabalho e não consegue produzir”.

Já Carlos Hernani explica que uma empresa pode incentivar o funcionário a perder peso, mas sem fazer exigências. “Da mesma forma que incentiva o exercício laboral, ela pode fazer o mesmo com programas de nutricionistas, para que o funcionário tome a iniciativa. Agora, quando a empresa cobra esse tipo de atitude, recai em uma ação de assédio moral e imposição injusta sobre o funcionário, e isso pode provocar processo na Justiça”, detalha o advogado.

Ficou curioso para saber mais sobre este assunto polêmico? Então não perca o Fórum desta semana.

Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

)

Nenhum comentário:

Postagens populares