sábado, 8 de março de 2014

Repórter Justiça

Declarar ganhos e gastos: é hora de acertar as contas com a Receita Federal

O Repórter Justiça desta semana trata de um assunto presente na vida do cidadão brasileiro. É nesta época do ano que o contribuinte tem que acertar as contas e declarar tudo o que ganhou e gastou nos últimos doze meses. O imposto de renda está previsto na Constituição Federal. O artigo 153 diz que compete à União instituir impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza. Os recursos obtidos são revertidos em investimentos na educação e saúde, por exemplo.

Este ano a Receita Federal traz novidades. Uma delas é a facilidade na hora de enviar o documento. A declaração pode ser feita de qualquer lugar por meio de um aplicativo baixado em smartphones e tablets. Você vai ver ainda, no Repórter Justiça, que o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal luta no Congresso para que o Projeto de Lei 6094/2013 seja aprovado. Ele cria uma nova regra de correção da tabela progressiva do Imposto de Renda de Pessoa Física.

O vice-presidente do Sindifisco explica que a aprovação do projeto é difícil porque significa arrecadação menor para o Estado. “Com essa correção a União teria menos recursos e, para compensar, nós propusemos que volte a tributar os lucros e dividendos distribuídos aos empresários”, diz Ayrton Bastos.

Não perca, é no Repórter Justiça desta semana!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares