quarta-feira, 9 de abril de 2014

Artigo 5º

Programa Artigo 5º fala sobre população de rua

A Constituição Federal diz que todos são iguais perante a lei. Como garantir os direitos de quem vive na rua e, muitas vezes, não tem documento de identidade? O programa Artigo 5º desta semana fala sobre as políticas implementadas para melhorar as condições de vida dessa população e mostra o perfil dos moradores de rua. 

A população em situação de rua é debatida com Arcênio Brauner Junior, defensor público da União. O defensor acredita que é preciso haver um trabalho específico para garantir os direitos de quem vive nas ruas. “Essa pessoa não entra no nosso núcleo pedindo assistência. Nós temos que disponibilizar para ela e da forma mais simples possível, porque essa pessoa costuma ter receio dos mecanismos estatais”, diz ele. 

O programa também conta com a participação de Valéria Gonelli, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. A secretária ressalta a importância da Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída em 2009. “Até então, a única atenção que a população de rua recebia era da assistência social. Hoje, ela tem atendimento em diversos campos. A partir da pesquisa feita pelo MDS a gente conseguiu estabelecer ações em diferentes políticas públicas”, afirma.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares