sábado, 12 de abril de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

O uso da biotecnologia no meio ambiente

O uso de agentes biológicos para desenvolver processos e produtos é o que chamamos de biotecnologia. No início, a aplicação de um conjunto de conhecimentos foi fundamental para a descoberta de vacinas e de medicamentos, em especial dos antibióticos. Depois, outros setores, como a indústria alimentícia, se beneficiaram. O Meio Ambiente por Inteiro aborda esse assunto e mostra o resultado da biotecnologia no dia a dia do cidadão e na natureza. Você vai ver algumas inovações que mudaram os hábitos dos brasileiros e viraram polêmica, além das perspectivas dessa prática.

O advogado Arthur Regis, integrante da Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB do Distrito Federal, fala sobre a legislação que trata do tema. Em março de 2005, o Brasil ganhou a Lei 11.105, a chamada Lei de Biossegurança. “A biotecnologia não é maléfica, nem benéfica. A forma como é utilizada é que vai trazer malefícios e benefícios para a sociedade. A legislação proíbe tudo que possa prejudicar o homem e o meio ambiente”, explica o advogado Arthur Regis.

A biotecnologia tem trazido vantagens para o meio ambiente. Quer exemplos? É assim que foram descobertos os biocombustíveis e detergentes que agridem menos o meio ambiente. E o que dizer das plantas mais resistentes às pragas? Na prática, elas representam redução da utilização de produtos químicos. “Os agrotóxicos surgiram na década de 40 e, nessa época, todo mundo os usava de forma indiscriminada. Isso mudou por causa da biotecnologia. Além dos agrotóxicos matarem 300 mil por ano, eles vão para o lençol freático. O agrotóxico que está no lençol freático é o que se usou em 1940”, diz Luiz Antônio Barreto de Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares