sexta-feira, 11 de abril de 2014

Grandes Julgamentos do STF

Programa apresenta decisão sobre indenização que a União terá que pagar à Varig

A Suprema Corte determinou que a União deve indenizar a empresa falida Varig pelo congelamento de tarifas durante o Plano Cruzado, entre as décadas de 80 e 90. Para a maioria dos ministros, as medidas econômicas para conter a inflação, adotadas pelo governo na época, prejudicaram a companhia, que foi à falência e causou prejuízos aos funcionários.

A decisão foi tomada durante análise de recurso da União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que estabeleceu que a Varig tinha direito à indenização. Pelos cálculos da empresa, o valor deve chegar a R$ 6 bilhões. Com o dinheiro, a Varig deverá quitar dívidas trabalhistas e pendências, entre elas a do Fundo de Previdência Aerus, que reúne ex-funcionários da companhia.

Para mostrar a expectativa dos trabalhadores, o programa conversou com o comissário de bordo aposentado Roberto Benevides. Ele trabalhou durante 20 anos na Varig. “É muito triste ver que uma empresa boa, que era considerada a melhor do país, foi pelos ares”, diz ele. O programa mostra ainda entrevista com o advogado da Varig Pedro Gordilho e o economista Jorge Nogueira, que fala sobre os impactos dos planos econômicos na década de 90. Além de ouvir especialistas, você vê como votou cada ministro do Supremo Tribunal Federal durante o julgamento desse processo.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares