sábado, 28 de junho de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Baixa umidade do ar: sinal de alerta

A baixa umidade do ar faz com que aumente o número de ocorrências de queimadas. O programa Meio Ambiente por Inteiro mostra o impacto disso nos biomas, o tempo que as áreas levam para recuperar a paisagem original e a ação dos bombeiros para impedir, ao máximo, a destruição da vegetação, e, consequentemente, da fauna e da flora.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE - realiza a identificação dos focos ativos de queimadas por meio de satélites. O programa traz entrevista exclusiva, via Skype, com o coordenador de Monitoramento de Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, que apresenta um levantamento atual dos focos no Brasil. “Existem biomas que são mais atingidos, como o Cerrado e a Amazônia. Não que os outros não sejam. Tem a situação também do Pantanal, que todos os anos é atingido por incêndios grandes”, ressalta Setzer.

O Meio Ambiente por Inteiro recebe, no estúdio, o advogado ambientalista Fernando Zago, que esclarece os dispositivos legais com relação às queimadas no Brasil. “O uso de fogo em mata é proibido. A lei traz apenas três grupos que permitem isso. Entre eles, a queimada controlada, desde que autorizada por um órgão ambiental”, conta o advogado. O chefe do Prevfogo - Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais -, Rodrigo Falleiro, também participa do programa. Ele aborda, inclusive, a questão da recuperação das áreas onde há focos de incêndio e o trabalho de prevenção. “No Parque Nacional de Brasília, a gente faz o aceiro negro, queima controlada para conter os focos”, explica Falleiro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares