sexta-feira, 18 de julho de 2014

Iluminuras

Iluminuras faz homenagem a Gabriel García Márquez

Durante o IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, o livro “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, foi considerado o segundo título mais importante da literatura hispânica, ficando atrás apenas de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. García Marquez  é autor de outras obras importantes como “A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira e Sua Avó Desalmada”, “Crônica de uma Morte Anunciada” e “Do Amor e Outros Demônios”, por exemplo. O escritor colombiano, que também recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, morreu em abril deste ano e recebe homenagem no programa Iluminuras desta semana.

 No primeiro bloco, o professor de Literatura Espanhola e Hispano-Americana da Universidade de Brasília (UnB) Erivelto Carvalho fala sobre as particularidades do escritor. Para ele, um dos maiores méritos de Márquez foi o de ter projetado a Literatura Latino-Americana internacionalmente. “Além disso, ele trouxe em suas obras a realidade histórica e a ficção. Esta última seria a recriação da história instituindo aquilo que ele chamava de ‘pensamento utópico’”.

O segundo bloco é marcado pela presença do procurador da Fazenda Nacional Rafael Vasconcellos que, além de contar a sua trajetória como jurista, se declara um amante da Literatura e ressalta a singularidade de Márquez. “Ele foi um ‘gênio’. Conseguiu unir a realidade e o misticismo com criatividade e fantasia. Não por acaso é considerado um dos maiores autores do realismo fantástico”.

Tudo isso e muito mais você vê no Iluminuras. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares