sábado, 5 de julho de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

A importância dos anfíbios no ecossistema

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana fala sobre os anfíbios. A palavra vem do grego e quer dizer “vida dupla”. A explicação está em uma das principais características desses animais: a reprodução depende da água e na fase adulta vivem em ambiente terrestre. O programa mostra a importância dos anfíbios no ecossistema, as leis de proteção, as curiosidades descobertas por meio de pesquisas e o uso das rãs na culinária.

Os anfíbios são considerados sensores ambientais, porque sinalizam quando uma área está em desequilíbrio em consequência do desmatamento e da poluição, por exemplo. O especialista em anfíbios Reuber Brandão estará no estúdio do Meio Ambiente por Inteiro em entrevista exclusiva. Ele fala sobre as características, as leis que garantem a proteção desses animais e conta um pouco de sua experiência com os sapos, rãs e demais espécies. “Desde pequeno eu gostava de observar os anfíbios. São animais muito especiais, de grande importância no meio ambiente e, por falta de informação, pouca gente dá valor e reconhece isso”, opina Brandão.

No Brasil, há gente que investe na ranicultura, que é a criação de rãs. Um negócio que exige cuidados ambientais. A criação resulta da procura pelo uso desses anfíbios na culinária. Você já comeu rã à milanesa? O programa ensina a receita de pratos rápidos em que a rã é o principal ingrediente. “Você trata a rã como qualquer outra carne. Não tem diferença. É uma carne saborosa, leve. Eu acho até mais saudável”, garante o chefe de cozinha Agenor Gomes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares