sábado, 5 de julho de 2014

Repórter Justiça

Os direitos e deveres dos visitantes estrangeiros no Brasil

No Repórter Justiça desta semana, você vê que a ideia de turismo - sair do lugar de origem e conhecer outro -, remonta à Antiguidade. No século XIX, com a chegada das linhas férreas, o inglês Thomas Cook foi precursor em turismo. Ele organizava viagens com tarifas reduzidas para grupos de pessoas e criou a maior agência de turismo de sua época, além de ser a primeira pessoa a fazer marketing para captar clientes.

No Brasil, os destaques em turismo sempre estiveram no litoral, mas aos poucos isso está mudando. A Copa do Mundo mostrou que o país das belezas naturais tem atrações que merecem ser apreciadas em pleno Cerrado. A capital brasileira, Brasília, como cidade-sede do Mundial de futebol, chegou a ganhar elogios de um jornal norte-americano pela estrutura montada para receber visitantes e pela organização urbana. A cidade planejada se tornou patrimônio cultural da humanidade em 1987 e agora “pega carona” nos bons ventos do turismo para atrair ainda mais visitantes em outras vertentes, como o turismo jurídico.

O programa mostra ainda que, durante a Copa, alguns visitantes não demonstraram bons modos por aqui e chegaram a cometer crimes como roubos e venda de ingressos falsos. Chilenos e argentinos, além de cidadãos de outras nacionalidades, são alguns dos que tiveram que se entender com as autoridades brasileiras. “Uma lei específica é o estatuto do estrangeiro, que, efetivamente, trata das condições de entrada, da necessidade do visto e dos eventuais problemas que um estrangeiro pode sofrer no país, e, eventualmente, ser expulso, deportado ou sofrer uma extradição”, explica a advogada de Direito Internacional Liziane Angelotti Meira.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares