segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Direito sem Fronteiras

Cooperação Sul-Sul ganha força nas últimas décadas

As parcerias firmadas entre os países emergentes para promover o desenvolvimento comum são o tema do Direito Sem Fronteiras desta semana. A chamada “Cooperação Sul-Sul” ganhou força da década de 90 para cá, como explica o diretor-geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Fernando Abreu. “Nos últimos 20 anos, essa cooperação revelou-se um fenômeno crescente de relações entre os países em desenvolvimento, em todos os domínios”, aponta o diretor-geral da ABC.

O que não significa que o assunto seja novidade para o país. “Essa é uma atitude de política externa brasileira muito antiga. Temos a impressão de estar lidando com um conceito novo, porém isso está na política dos anos 1960, 1970”, lembra o professor de Direito Internacional Jorge Fontoura.

Ao longo do programa, a dupla discute também os benefícios da “Cooperação Sul-Sul”, cita alguns parceiros do Brasil, fala sobre novos acordos e comenta as áreas em que o país mais atua: agricultura, educação, meio ambiente, políticas de inclusão social e saúde.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares