sábado, 20 de setembro de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

Termina prazo para transformação de lixões em aterros sanitários. E agora?

O prazo legal para os municípios brasileiros construírem aterros sanitários para substituir os problemáticos lixões terminou em agosto deste ano e, até agora, mais da metade não cumpriu o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Como fica a situação? A Lei nº 12.305, que cria a Política de Resíduos, entrou em vigor em 2010 e estabelecia que neste ano estivessem prontos os novos espaços de destinação do lixo, de maneira a reduzir ou eliminar prejuízos ambientais.

A mudança na forma de tratamento do lixo se justifica porque os aterros conseguem captar e tratar gases e líquidos, reduzindo os níveis de contaminação do solo e de lençóis freáticos, entre outras vantagens.

O programa desta semana mostra que o lixo continua sendo descartado de forma inadequada em todo o país e que, entre as localidades que ainda dependem de lixões a céu aberto, está a capital da República.

Participam do programa o promotor de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Roberto Carlos Batista e o pesquisador e especialista em Educação Ambiental da Universidade de Brasília Gustavo Souto Maior. “É preciso tratar o lixo como prioridade. No Brasil, isso não é feito. E não basta mandar os municípios construírem aterros, é preciso dar apoio técnico”, opina o pesquisador.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares