sábado, 6 de dezembro de 2014

Fórum

Preconceito na internet é o tema do Fórum da semana

Autores de posts preconceituosos podem ser punidos? O que diz a legislação? Existe pena diferente para o preconceito ou para o racismo no meio virtual e fora dele? Esses são alguns destaques do Fórum desta semana, que recebe no estúdio a presidente da Comissão de Direitos Humanos de Goiás, Mônica Araújo, e o delegado de Polícia Civil do Distrito Federal Ailton Rodrigues.

“A lei relacionada ao racismo não faz distinção entre o crime praticado no mundo virtual e o que acontece no mundo real”, diz o delegado. Ele explica que qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma prática de crime racial ou preconceito pode fazer uma denúncia, inclusive de forma anônima.

Segundo Mônica Araújo, o número de casos que caracterizam racismo ou preconceito no meio virtual é significativo porque é grande também a quantidade de pessoas que acreditam na impunidade. Ela ressalta alguns tipos de práticas mais frequentes na internet. “No início, eram mais comuns os crimes voltados às questões raciais, em seguida a religião. Hoje, é muito grande a homofobia nesse ambiente e, também, o preconceito relacionado à origem das pessoas”, afirma.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares