sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Iluminuras

Escritores gaúchos destacam seus autores preferidos no Iluminuras

O escritor gaúcho Everton Luiz Antoni, autor de três livros- “Muito além do precipício”, “O amplexo do polvo” e “Ela é maluca – mas eu sou doido por ela” -, é um dos convidados do Iluminuras desta semana. Bacharel em Direito e servidor público, ele conta, ao longo da entrevista, como é o seu processo criativo e lembra suas primeiras leituras.

“O primeiro livro que me tocou no que se refere ao poder de sedução, que comecei a ler sem querer parar até terminar, foi “Lagoa Azul”. Naquela época, começo dos anos 1980, o filme baseado no livro estava passando no cinema. E eu era parecido com o personagem do filme, bem diferente de hoje! Minha mãe comprou o livro e me deu de presente. Eu não li esse livro, eu devorei. E eu tinha uns dez anos à época”, diz.

No segundo bloco, a conversa é com outro gaúcho: o advogado da União e professor universitário Jefferson Carús Guedes. Ele revela seus escritores preferidos – Machado de Assis, Lima Barreto, Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez e Juan Rulfo – e destaca, ainda, alguns conterrâneos como Caio Fernando Abreu, Érico Veríssimo, João Simões Lopes Neto e Alceu Wamozy. Guedes tem três livros publicados, entre eles “Igualdade e desigualdade”. Segundo o autor, “o livro relata historicamente a importância do princípio da igualdade, a visão que se tem do tema nas nossas Constituições e a atual visão da igualdade. Muito mais que a tentativa de tornar pessoas iguais é respeitar certas diferenças de certos grupos sociais”, opina.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares