sábado, 25 de abril de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Fenômenos naturais, o meio ambiente e o homem

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema os fenômenos naturais. O que são, quais são os principais exemplos, os mais frequentes no Brasil e a relação desses acontecimentos com o meio ambiente e o homem. O programa traz respostas para essas perguntas. Conheça, ainda, curiosidades sobre fenômenos como raios e terremotos.

Os fenômenos naturais são aqueles que surgem sem a intervenção do homem e estão relacionados, inclusive, às condições meteorológicas. Entre eles, estão raios e terremotos. E, embora não se saiba exatamente quantos são, uma coisa é certa: eles causam impacto no próprio meio ambiente. “São uma resposta da própria natureza. Um dos principais impactos é o desmoronamento de encostas. Precisamos estar preparados para lidar com essas situações”, ressalta George Sand França, geofísico e sismólogo da Universidade de Brasília (UnB).

O programa esclarece, ainda, que nem sempre o Estado é obrigado a responder pelos efeitos provocados pelos fenômenos naturais. “O Estado não é um segurador universal, nem sempre ele tem a responsabilidade civil de pagar indenização às vítimas de acontecimentos desse tipo. Isso pode ocorrer em algumas situações”, afirma o professor de Direito da Universidade de Brasília Othon de Azevedo.

Os raios estão entre os fenômenos naturais mais frequentes em território brasileiro. De acordo com especialistas, o Brasil lidera essas descargas elétricas por estar em zona tropical e por causa do clima. E quais seriam as regiões onde há maior número de ocorrências? A Norte e a Centro-Oeste, enquanto a Nordeste é a que tem menor quantidade de registros.

O programa traz, ainda, curiosidades sobre fenômenos como o terremoto. A equipe do programa, por meio de um simulador, mostra os ruídos e o tremor que esse acontecimento provoca numa residência, por exemplo.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares