sábado, 21 de novembro de 2015

Fórum

Brasil ocupa quarto lugar no mundo em número de casamentos infantis


O Fórum desta semana debate casamentos infantis no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 88 mil crianças e adolescentes entre dez e 14 anos vivem esse tipo de relação.


“O Código Civil admite que a partir dos 14 e antes dos 16 anos é possível a realização do casamento de adolescentes apenas em decorrência de gravidez, mas sempre com o consentimento dos pais”, diz Thiago Luís Sombra, professor de Direito Civil da Universidade de Brasília (UnB), e procurador do estado de São Paulo.

Thiago participa do Fórum junto com a assistente de Pesquisa e Avaliação do
Instituto Promundo, mestre em Ciência Política Danielle Araújo. Ela integrou um grupo de pesquisa que estudou as atitudes relacionadas ao casamento na infância e adolescência nos dois estados brasileiros com maior prevalência da prática: Pará e Maranhão.  Os resultados estão presentes em um livro intitulado “Ela vai no meu barco: casamento na infância e adolescência no Brasil”. “Um dos itens analisados é o valor que os homens atribuem a se casarem com meninas muito jovens, que vão desde a beleza do corpo das jovens à possibilidade de dominação, além de se sentirem mais viris”, explica a pesquisadora.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares