sexta-feira, 30 de abril de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça discute a empregabilidade de pessoas com deficiência

Na semana em que se comemora o Dia do Trabalhador (também conhecido no Brasil como Dia do Trabalho), o Repórter Justiça analisa a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. De acordo com a lei 8.213/91, as empresas com cem ou mais empregados são obrigadas a contratar trabalhadores deficientes. A norma também assegura vagas para essas pessoas em concursos públicos.

No programa você vai saber mais detalhes sobre essa lei e se ela é respeitada atualmente. Verá também as dificuldades que as pessoas com deficiência têm para se preparar para um concurso público - a forma mais democrática de se conseguir um emprego no Brasil. Nesse caso, o principal entrave é a falta de cursinhos preparatórios adaptados para receber esses alunos.

O Repórter Justiça também mostra que a questão da empregabilidade de deficientes ainda é tratada com muito preconceito em nosso país. Muitas empresas contratam apenas para cumprir a lei e não por acreditar no potencial das pessoas. Você vai ver também o que mudou na vida de pessoas como Helio Silva, que teve paralisia infantil e hoje trabalha como frentista em um posto de combustíveis. "Antes, a lei não era muito conhecida, era difícil. Depois que começou a ser muito divulgada pelos jornais, associações, aí ficou mais fácil. Deficiente que quiser arrumar emprego, é mais fácil", destaca o frentista.

Nenhum comentário:

Postagens populares