sábado, 1 de maio de 2010

Programa Brasil.Jus

Brasil.Jus dá continuidade a retrospectiva de municípios visitados

Esta semana, o Brasil.Jus traz uma retrospectiva especial sobre os municípios visitados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Vamos mostrar a atuação do Judiciário para melhorar a vida das comunidades de forma criativa e determinada. A primeira parada no centro do país foi em Corumbá, cidade goiana que tem como grande atrativo uma cachoeira deslumbrante com quedas de até 60 metros. Nossa equipe encontrou lá o juiz Levine Gabaglia. Ele motiva a comunidade para ajudar no funcionamento do Lar Betel, um abrigo que cuida de 200 órfãos e vive de doações. O magistrado conseguiu convencer uma empresa privada de energia elétrica a reformar uma escola, que virou modelo em Corumbá.

Também em Goiás, em Uruana, a capital da melancia, um projeto da Justiça está transformando a vida de muitas famílias. O projeto "Quero Pai" auxilia interessados e negocia exames mais baratos de comprovação de paternidade para que todos tenham direito ao nome do pai nos documentos pessoais.

No Planalto Central, nossa equipe passou ainda pelo Distrito Federal, mas não no centro do poder! A parada foi na Ceilândia, região administrativa em que o rap e o repente fazem parte dos ritmos dos moradores. O projeto "Justiça Comunitária" capacita mediadores, na maioria líderes comunitários, para resolverem pequenos problemas da comunidade, sem a necessidade de abertura de processos.

Nossa viagem seguiu então até Coxim, no Mato Grosso do Sul. Por lá, o Brasil.Jus descobriu o "Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura", de iniciativa da Justiça de 1ª Instância. Acompanhamos histórias felizes como a do casal José e Clarisse: mesmo com uma renda familiar baixa, eles adotaram duas crianças com deficiência. Afinal, é como eles dizem: o amor supera tudo! Já na capital de Mato Grosso - Cuiabá, registramos a colaboração do Judiciário a causas em trâmite no Procon.

No Nordeste, o Brasil.Jus passou pelo município de Maragogi, em Alagoas. Coqueiros e praias deslumbrantes fazem parte da paisagem do local. Mas o trânsito dos bugres colocava em risco a vida de quem gosta de praia. Por isso, os passeios foram organizados pelo juiz André Gêda, que proibiu a circulação desses veículos em alguns trechos.

Já na terra em que Pedro Álvares chegou com suas caravelas - a cidade baiana de Porto Seguro, nossa equipe conheceu o "Balcão da Justiça e Cidadania". O lugar funciona bem no centro da cidade e ajuda quem não tem condições de pagar advogado a resolver suas pendências. Nossa equipe também passou por Pernambuco: na capital Recife, terra do frevo, o destaque é a Orquestra Criança Cidadã, uma iniciativa do juiz João Targino, voltada para crianças que moram no bairro mais pobre e violento da cidade.


Nenhum comentário:

Postagens populares