sábado, 15 de maio de 2010

Programa Brasil.Jus

Brasil.Jus desembarca no Rio de Janeiro

Nesta semana nossa equipe desembarca no Rio de Janeiro, a capital que é berço do samba, da cultura, de gente bonita e de paisagens deslumbrantes. Nosso destino é a Cidade de Deus, que fica na zona oeste e faz parte do bairro de Jacarepaguá.

O lugar ficou famoso nas telas de cinema: era violento e dominado pelos traficantes de droga. Desde o final de 2008, a Cidade de Deus vive dias de paz e tem na juíza criminal Thelma Fraga uma guardiã. Ela desenvolve vários trabalhos de ajuda à comunidade num projeto chamado "Grão" - horta comunitária, biblioteca, reforço escolar, creche e, em breve, uma brinquedoteca. A juíza Thelma também se preocupa em ressocializar ex-detentos. Ela oferece emprego, por meio de empresas parceiras, a homens que um dia ela mandou para a cadeia.

O Brasil.Jus seguiu viagem dentro do estado do Rio de Janeiro e chegou a São Gonçalo. Por lá, nossa equipe conheceu uma fazenda que hospedava a família imperial. A cidade também foi adotada pelo palhaço Carequinha que fez muita graça pelas praças do lugar e faleceu em 2006. No Fórum de São Gonçalo descobrimos um projeto do juiz Marcelo Anátocles, da Central de Penas e Medidas Alternativas à Prisão. Ele criou um "Grupo de Reflexão", para homens e mulheres envolvidos com violência doméstica. Com apoio de psicólogos e assistentes sociais, mulheres que apanham dos maridos conseguem dar a volta por cima. E homens violentos aprendem que o diálogo é o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postagens populares