quinta-feira, 13 de maio de 2010

Programa Carreiras

Carreiras aborda o trabalho de um executivo jurídico corporativo

No Carreiras desta semana você vai conhecer como é o dia a dia de um executivo jurídico corporativo, também conhecido como legal consel. O trabalho desse profissional é orientar uma empresa em relação aos dilemas jurídicos, analisar a viabilidade técnica, financeira de projetos e se há riscos para a imagem da empresa. A jornalista Neila Medeiros conversa com o executivo jurídico Glauber Talavera, que trabalha em uma multinacional. "A carreira começa com o indivíduo integrando o departamento jurídico de uma empresa, de uma corporação ou de um conglomerado empresarial" explica Glauber.

O Carreiras conta ainda com a participação do estudante de direito Gilberto Macedo. Ele questiona o executivo jurídico sobre qual a melhor dica para se tornar um profissional de sucesso. Glauber explica que o importante é estar constantemente atualizado. "O conselho para os estudantes que se interessam por essa carreira - que é uma carreira difícil por ser multifacetada - é que eles tentem adequar os estudos do fenômeno jurídico, tratando dos temas de vanguarda, do direito coletivo, mas todos eles sempre relacionados a outras ciências" afirma o executivo jurídico.

O Glauber fala ainda das principais obras neste ramo do direito. Entre elas está o livro "Gestão Estratégica do Departamento Jurídico Moderno", de Lara Salem e Leonardo Barém Leite.



Livros indicados:

GESTÃO ESTRATÉGICA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO MODERNO
Lara Selem
Leonardo Barém Leite

THE END OF LAWYERS?
Richard Susskind

THE FIRST GREAT MYTH
H. Edward Wesemann

Nenhum comentário:

Postagens populares