domingo, 6 de junho de 2010

Programa Academia

Academia destaca o combate aos crimes transnacionais

Nesta semana o Academia debate a dissertação: "Direito Internacional e Segurança Pública - Mecanismos Internacionais Contra o Tráfico Transnacional de Armas de Fogo". Um estudo apresentado pelo capitão e assessor jurídico da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Etiene Coelho Martins, ao Centro de Altos Estudos em Segurança - CAES, de São Paulo - como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ciências Policiais de Segurança em Ordem Pública.

Segundo Etiene Martins, em tempos de globalização, a dinâmica do crime tomou expressão internacional em muitos países e assumiu um grau de complexidade que desafia o estado, além de colocar em xeque as instituições responsáveis pela preservação da ordem pública. O ponto em comum é que o crime transnacional não possui território. Ele atua dentro de uma rede em diferentes partes do mundo. Por isso mesmo, um crime que requer atenção especial, porque as estratégias para combatê-lo passam por dois ramos do Direito: o Internacional e o de Relações Internacionais.

Para debater esse assunto estão os convidados Cléber Lopes, professor titular de Direito Processual Penal do Uniceub, e Joanisval Gonçalves, professor e Doutor em Relações Internacionais.

O Academia também confere a bibliografia utilizada no estudo; abre espaço para ouvir componentes de uma banca examinadora, e traz dicas de cursos e bolsas de estudo no exterior. O programa presta ainda homenagens a renomados juristas no quadro Perfil - nesta semana, você conhece um pouco mais sobre a trajetória de Hélio Pereira Bicudo, um mestre na defesa dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postagens populares