quarta-feira, 9 de junho de 2010

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor sobre obra que fala da história da AGU

No Iluminuras desta semana você vai conhecer uma obra raríssima encontrada na biblioteca da Câmara dos Deputados. O autor, Francisco de Brito Freire, foi governador de Pernambuco. A edição do livro começa com um belíssimo frontispício contendo motivos de frutas brasileiras e mostrando um navio com velas içadas.

No Encontro com Autor a jornalista Carolina Sette entrevista o Advogado da União e diretor da Escola da AGU, Jefferson Carús Guedes. Ele vem ao programa falar sobre a obra "Nos Limites da História - A Construção da AGU". Durante a conversa, Jefferson explica como foi o processo de surgimento da Advocacia Pública no país: "A advocacia pública não surge, evidentemente, na Constituição ou a partir da Constituição de 88. Ela tem precedentes importantes que vêm desde a história colonial brasileira, se fortalece no império e se consolida seguramente desde a república. É na república que é criada a Consultoria Geral da República e a Procuradoria Geral da República e esses dois órgãos, durante cerca de noventa anos (...) exercem essa dupla função, que depois se funde na Advocacia-Geral da União a partir de 1988 e, concretamente, a partir da Lei Orgânica da Advocacia Pública, em 1993".

Já no Ex-Libris o passeio desta semana é pela biblioteca pessoal do advogado, Fábio de Sousa Coutinho. Ele é um apaixonado por poesias, ensaios, prosa, filosofia e, claro, literatura jurídica.

E o programa mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Dicionário Jurídico Universitário", de Maria Helena Diniz, da Editora Saraiva; "Código Penal Comentado", de Celso Delmanto, Roberto Delmanto, Roberto Delmanto Junior e Fabio M. de Almeida Delmanto, da Editora Saraiva e "Direito Administrativo", de João Batista Gomes Moreira, da Editora Fórum.

Nenhum comentário:

Postagens populares