quinta-feira, 8 de julho de 2010

Programa Carreiras

Carreiras fala sobre atuação do perito criminal

Este programa fala sobre uma carreira fundamental para o Judiciário - a de perito criminal. O perito é um funcionário público, a serviço da justiça, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes. "O perito, como auxiliar da justiça, analisa vestígios. Ele produz a prova pericial que auxilia o juiz em suas decisões", conta o entrevistado Hélio Buchmüller, da Polícia Federal. Como mestre em Genética e doutor em Ciências, Buchmüller trabalha com genética forense em laboratório, na elucidação de casos policiais.

O programa mostra quão misteriosa e instigante é a profissão que lida com investigação e provas materiais. O estudante do décimo semestre do curso de Direito, Lívio Silva Freitas, participou do programa e tirou as dúvidas sobre a atuação desse profissional.

O exercício de perito criminal no Brasil tem se desenvolvido a cada dia e hoje conta com um banco de dados capaz de cruzar informações genéticas de dezoito laboratórios brasileiros. O Code, como é chamado, é um programa de computador com a mesma tecnologia utilizada pelo FBI e tem a capacidade de armazenar informações de vestígios retirados de cenas de crimes, e padrões genéticos de criminosos e vítimas. Um aliado em muitos países e que ainda precisa de apoio para ajudar a justiça também no Brasil. É que os dados genéticos só podem ser armazenados com o consentimento do doador. Um desafio para os profissionais da área e uma tarefa para a justiça brasileira é a criação de políticas públicas que, a exemplo de outros países, criem leis e iniciativas para que a doação do perfil genético seja de alguma maneira obrigatória. "O banco de dados no Brasil já existe, assim como nos 50 países mais desenvolvidos do mundo (...) só que é uma ferramenta ainda não utilizada pela justiça. A militância política é para que os peritos passem o seu conhecimento técnico para os juristas, para que eles entendam a ferramenta poderosa que a justiça tem em suas mãos e tem que utilizar", explica Buchmüller.

O programa mostra dicas de livros utilizados pelos peritos para o ingresso na carreira e alguns que são utilizados durante o trabalho. A literatura da área é basicamente em inglês, o que estimula o estudo de outras línguas ao interessado em se tornar perito criminal. Techiniques of Crime Scene Investigation, de Barry A. J. Fischer é um deles, com ilustrações em fotografias.

O programa trata das séries americanas de televisão que falam sobre perícia de crimes seriais e acabam por estimular o interesse pela profissão.


Livros:

- TECHINIQUES OF CRIME SCENE INVESTIGATION
Barry A. J. Fischer

- FORENSIC DNA TYPING
John M. Butler

- FORENSIC DNA EVIDENCE INTERPRETATION
John Buckleton
Christopher M. Triggs
Simon J. Walsh

Nenhum comentário:

Postagens populares