sexta-feira, 9 de julho de 2010

Repórter Justiça

Cidadania e Justiça célere no Repórter Justiça

No Repórter Justiça desta semana iremos mostrar as buscas e tentativas de solução para aproximar a justiça do cidadão brasileiro.

O acesso à justiça é um direito de todos. Mas na prática, nem sempre isso acontece. De um lado, tribunais de todo o país abarrotados de processos. De outro, milhares de cidadãos que esperam por uma resposta da justiça. Para tentar resolver esse dilema, nos últimos anos o Poder Judiciário criou alternativas ao processo judicial clássico, em que nem todo mundo consegue resolver na justiça os problemas que aparecem, seja por falta de dinheiro ou pela carência de informação.

Uma entre muitas maneiras e programas que estão sendo postas em prática no país é um projeto implantado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, chamado "Programa Justiça Comunitária" que visa fomentar a justiça na própria comunidade.

Para a juíza Carla Patrícia Nogueira, o intuito do programa é "... uma justiça que seja feita pela comunidade, na comunidade e para a comunidade, no local onde esta comunidade vivencia a sua própria realidade".

Nenhum comentário:

Postagens populares