sábado, 19 de março de 2011

Programa Fórum

Segurança alimentar é tema do Fórum

A segurança alimentar e nutricional significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente; valorizando os hábitos alimentares adequados e colocando a segurança alimentar e nutricional como uma prerrogativa básica para a condição de cidadania. A sustentabilidade ecológica, social e econômica do sistema alimentar também foi incorporada à ideia de segurança alimentar. Para falar do assunto, Rimack Souto recebe no programa a conselheira do Conselho de Segurança Alimentar - Consea, Elisabeta Recine e também Suzana Pereira Furtado que é do Conselho Regional de Nutricionistas do Distrito Federal.

Segundo a nutricionista Suzana Furtado, os brasileiros se alimentavam muito bem, situação que mudou há alguns anos. "Nós adquirimos um hábito dos norte americanos, de comidas mais rápidas e muito industrializadas, e estamos perdendo um hábito alimentar saudável", conta. Para a especialista, "As mulheres foram para o mercado de trabalho e não têm mais tempo de cuidar da alimentação do marido e dos filhos, com isso, as refeições da família são feitas, geralmente na rua".

A conselheira do Consea afirma que o planeta inteiro vive hoje em dia uma urbanização irreversível no âmbito alimentar, que faz com que as pessoas tenham que lançar mão de um rotina de alimentação onde os alimentos industrializados desempenham um papel importante. "Da mesma maneira que esses alimentos facilitam a vida de todos nós, por outro lado, para poder deixar os alimentos utilizáveis por mais tempo, eles lançaram mão de alguns produtos que hoje nós sabemos que não devem mais ser utilizados", explica a especialista. Segundo Elizabeta, algumas medidas já estão sendo tomadas, pelo Governo, para melhorar a condição dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. "Existe uma agenda de saúde pública muito importante, onde o Setor Público negocia com as Indústrias, por exemplo, a mudança de alguns padrões de qualidade dos alimentos".

O programa Fórum tem um canal direto com você. Encaminhe a sua sugestão para forum@stf.jus.br

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares