sábado, 2 de junho de 2012

Repórter Justiça

Síndrome de Down é o tema do Repórter Justiça


Ao contrário do que algumas pessoas pensam a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma modificação genética que ocorre no cromossomo 21. A trissomia 21, como também é conhecida, acarreta no desenvolvimento mais lento da criança, mas não significa que ela seja incapaz ou deva ser excluída do convívio social. "A característica é de que todas elas realmente têm um atraso intelectual, mas nada que não tenha solução ou progresso. Cada vez mais a gente acredita que se forem estimuladas precocemente, elas têm muito potencial", explica a médica Moêmia Arcoverde.

No Brasil, existem cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down, segundo dados do Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Repórter Justiça desta semana, nossa equipe mostrará os desafios das famílias para vencer o preconceito da sociedade.

Você vai conhecer leis que amparam essas pessoas como a de Diretrizes e Bases. "A própria lei de diretrizes prevê a educação especial como uma forma de educação inclusiva, ou seja, todas as escolas devem ter turmas inclusivas onde se aprende todas as matérias daquela grade curricular, onde o aluno com deficiência está incluído na mesma sala", conta a advogada Fabiana Gadelha.

Você vai conhecer a história do Ramon, que trabalha no arquivo do Supremo Tribunal Federal (STF), e da Liane, que tem um livro publicado com sua experiência de vida. E ainda, as convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, o trabalho realizado por profissionais da saúde e da educação para estimular o desenvolvimento de quem tem a modificação. Os exames e cuidados que as mães devem ter durante a gravidez e a luta de organizações não governamentais para que a lei seja cumprida.

Tudo isso e muito mais no Repórter Justiça desta semana. Mande sua sugestão para a nossa equipe pelo e-mail: reporterjustica@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares