sábado, 13 de outubro de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro discute poluição sonora

Quem nunca se incomodou com um vizinho barulhento? Ou com aquele carro de som que passa todos os dias na porta de casa? E com o barulho do trânsito? A poluição sonora é um efeito danoso provocado por sons e volumes que ultrapassam os níveis considerados normais para os seres humanos.

Esse tipo de poluição não deixa resíduo e é percebido somente pela audição. Por causa disso, muita gente subestima seus efeitos, que podem causar danos à saúde como estresse, problemas auditivos, perda de concentração e da aprendizagem, cansaço e, podem, inclusive, afetar o sistema nervoso e cardiovascular. Para falar sobre a poluição sonora, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o advogado e professor da Universidade de Brasília Frederico Viegas e o subsecretário de Saúde Ambiental do Distrito Federal, Luiz Maranhão.

Durante o programa, os convidados falam sobre limites de poluição sonora pré-estabelecidos para evitar danos à saúde. “Na academia se formatou um desenho de que 80 decibéis seria o limite e que a partir daí já causaria danos à saúde, em um primeiro momento ao órgão auditivo, ou seja, a perda progressiva da audição. A longo prazo, isso vai causando danos de forma crônica através dos hormônios do estresse. Muitas vezes você acha que está acostumado àquele nível de ruído, mas o corpo está pagando um preço muito caro por isso”, explica o subsecretário de Saúde Ambiental do DF.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares